Ensinamentos

Companheirismo

Qual o sentido desta palavra dentro do judô? Essa pergunta era para todos os praticantes desta arte saber responder, no entanto, sabemos que nem sempre é assim.

De que vale uma academia de judô, ou qualquer outra arte marcial, em que todos os participantes não sejam companheiros uns dos outros? De que vale uma associação de judô se todos os atletas desta associação não tem o mesmo objetivo que é crescer junto com a academia?

Podemos exemplificar muito facilmente essa falta de companheirismo, falta de amisade. É bem simples, se pegarmos duas pessoas e colocarmos numa canoa no  meio de um rio e pedir para que eles dois cheguem ao outro lado do rio o que os dois farão? Remarão. Muito bem, só que se um dos dois tem mais vontade de alcançar o objetivo e começa a remar mais rápido do que o outro o que acontecerá com a canoa? Ela, logicamente, começará a fazer voltas. Se acontecer o contrário do outro indivíduo remar mais rápido também acontecerá o mesmo.

Então não adianta ter pessoas em associações que queiram afundar, mas que queiram remar na mesma velocidade, no mesmo ritmo para que todos possam chegar onde devemos chegar que é o sucesso.

Então quando entrarmos de cabeça em alguma organização que tenha várias pessoas, podemos conversar para que todos remem comparçadamente.

Não devemos subestimar nossos adversários

Neste ultimo dia 23 de outubro de 2010 foi realizado a ultima fase do Campeonato Pernambucano na cidade de Igaraçu. Nossa associação teve grande êxito neste campeonato, mas uma coisinha me deixou intrigado e
decidi falar.
Em uma luta foi chamado uma criança faixa cinca contraoutra faixa branca. Ao entrar no dojô o faixa cinza riu de seu adversário pois o mesmo ja havia sido campeão em varios outros campeonatos e tinha ganhado de outros
adversário bem mais graduados que ele. Essa atitude dele me deixou intrigado, será que essa criança esta tendo ensinamentos corretos sobre o judô ou ele apenas está aprendendo a reproduzir movimentos e ser campeão?
Neste momento de sua, clara infantilidade, apesar de ser criança, eu começei a torcer contra ele, pois as vezes algumas derrotas ensinam mais do que vitórias.
Finalmente a criança acabou perdendo, saindo decepcionado do dojô. Posteriormente tive oportunidade de falar com ele e como eu havia pensado ele estava certo que ganharia aquela luta.
Resumindo, devemos ensinar a nossos alunos um pouco mais da filosofia e da teoria do judô. Devemos formar cidadãos e não apenas lutadores que futuramente podem se perder na vida. Temos que ensinar sobretudo a
humildade, é o fundamento para um judoca e qualquer pessoa ter sucesso na vida.

Humildade

No mesmo campeonato mensionado assima vi um atleta meu reclamar de seu desempenho na ca competição.

Se formos ver, ele tem apenas dois meses de treinamento, era sua segunda competição, e a categoria dele é uma das mais fortes que tem em Pernambuco. Então, perguntei qual tinha sido sua colocação, ele falou que tinha ficado em terceiro.

Podemos perceber que sua vontade de ganhar era imensa, mas ele também tem que aprender a ter a humildade para perceber que apenas está comessando, mesmo com toda força e toda garra que ele tem, mas o judo também precisa muito de teoria ensinamentos para que possamos crescer nos tatames da vida.