História do Judo

O Kodokan foi fundado em 1882 pelo finado Prof. Kano , que foi quem criou o Judô. O Judô derivou-se do Jujutsu ,que tem muitos nomes e escolas (estilos). O Jujutsu é uma arte de ataque e defesa sem o uso de nenhuma arma ou instrumento a não ser o próprio corpo.

O Prof. Kano adotou o que havia de melhor de todos os estilos de Jujutsu , fastou as partes perigosas, estabelecendo assim o novo Judo do Kodokan baseado em seus próprios estudos e classificação. Ele começou com apenas nove alunos em um dojô de doze tatames. Em poucos anos, o Jodo do Kodokan foi reconhecido como sendo excelente uma vez que seus alunos superaram os atletas do Jujutsu no Campeonato Policial Bujitsu. Este foi de fato o primeiro degrau para um rápido progresso futuro.

O Prof. Kano promoveu o judô como prática esportiva que poderia ser praticada em todo o país. Avançando com a organização do Kodokan e formulando as normas do Judô, ele tornou-se o primeiro membro Asiático do Comitê Olímpico Internacional em1909 e trabalhou para a difusão do Judô por todo o mundo.O Judô tornou-se uma modalidade oficial nos Jogos Olímpicos de 1964, apoiado pelos adeptos do Judô e promotores esportivos de todo o mundo. Ele é, nos dias de hoje, um esporte muito popular em quase todos os países do mundo.

Biografia

Entra na Universidade Imperial de Tóquio em 1877; torna-se aluno do mestre Fukuda (jiu-jitsu); em 1878, funda, o primeiro clube de basebol do Japão (Kasei Baseball Club); em 1879 estudo ju-jitsu na escola do mestre Iso; em 1881 é licenciado em letras e estuda o ju-jtsu da escola Kito; em 1882 termina os seus estudos de ciências estéticas e morais e funda em fevereiro deste mesmo ano a sua escola, o Kodokan, e em agosto é nomeado professor no Colégio dos Nobres; em 1884 é adido ao Palácio Imperial; em 1885 obtém a 7ª categoria imperial; é nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres, passando a reitor do mesmo dois anos depois; de 1889 a 1891 percorre a Europa como adido ao ministério do Ministro da Educação Nacional e diretor da Escola Normal Superior, em setembro de 1893, foi nomeado secretário do Ministro da Educação Nacional; em 1895, obtém a 5ª categoria imperial; cria em 1897, a Sociedade Zoshi-Kai e funda os institutos Zenyo Seiki, Zenichi, etc., para a cultura dos jovens; edita a Revista Kokusiai; em 1898 é diretor da Educação primária, no ministério da Educação Nacional; em 1899, torna-se presidente da comissão do Butokukai (Centro de Estudos das Artes Militares); em outubro de 1905, obtém a 4ª categoria imperial; funda em 1907 no Butokukai os três primeiros katas do Judô; em 1909, modifica os estatutos da Kodokan, tornando-o uma sociedade pública; torna-se o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional; em 1911 é eleito presidente da Federação Desportiva do Japão; em 1912 e 1913 é enviado em missão cultural à Europa e à América; funda em 1915 a revista do Kodokan e recebe neste mesmo ano, do rei da Suécia, a medalha dos 7º Jogos Olímpicos; em 1920 consagra-se inteiramente ao Judô; em 1921 demite-se da presidência da Federação Desportiva do Japão; em 1922, passa a ter lugar na Câmara Alta; em 1924 é nomeado professor honorário da Escola Normal Superior de Tóquio; em 1928 participa na assembléia geral dos Jogos Olímpicos e nos próprios jogos; em 1932 desloca-se aos Estados Unidos para assistir aos Jogos Olímpicos; torna-se conselheiro do Gabinete de Educação Física do Japão; participou por duas vezes no Conselho dos Jogos Olímpicos, no qual lançou os convites para os jogos japoneses (1932 – 1934); em 1936 assiste aos X! Jogos Olímpicos de Berlim; a 4 de maio de 1938, morre a bordo do navio que o transportava ao Cairo onde se realizava a assembléia geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos; recebe o título póstumo de 2º Grau Imperial.
Outras imagens do professor Kano